Como poder melhorar a sua prática desportiva no basquetebol e ainda fazer uma mudança radical na sua vida.

Você sabia que existem coisas que se aplicadas na sua vida com a devida intenção, pode ser uma mais valia brutal na sua vida.

Se você está a lidar com uma série de situações menos satisfatórias na sua vida, devo dizer que existem algumas estratégias que podem auxiliar na forma como lida com o processo de aprendizagem.

Como diz um grande especialista na área do comportamento humano, normalmente o problema nunca está no obstáculo, o problema encontra-se na forma como nós estamos a encarar o problema e dessa forma, nós próprios temos forma de alterar a forma como nos relacionamos com os acontecimentos, situações, imprevistos.

lidar-nossa-vida

Acrescento ainda que muitas das situações da nossa vida que à primeira vista parecem verdadeiros terremotos, na sua essência carrega uma aprendizagem poderosos e bastante útil para o nosso sistema. Pelo que quando observados de uma determinada forma tendem a trazer aprendizagens poderosas.

Assim sendo, aquilo que iremos tentar demonstrar no nosso artigo é que somos um sistema limitado e não temos controlo sobre todas as situações que acontecem no mundo exterior, no entanto temos controlo na forma como o nosso sistema reage a essas mesma situações.

E assim iremos falar de algumas mudanças internas ou recursos que, por si só quando activadas, tendem a produzir alterações drásticas na sua vida e contextos onde se encontra inserido, desde trabalho, amigos, relacionamento amoroso, relação com filhos, família, entre outros.

A questão então é como posso mudar a minha vida, através de pequenas mudanças internas!

Será assim tão fácil como parece? Antes de partir para os recursos que tendem a melhorar a tomada de consciência acerca da nossa vida, e dos obstáculos que surgem na nossa vida, deixe-me esclarecer alguns pormenores.

Não quero que acredito em facilitismos e pensamento positivo eterno. Calma! Não é nada disso que quero falar.

Fique sabendo que por vezes, ficar triste, desiludido ou lidar com outras emoções ditas menos boas, podem ser verdadeiras pedras preciosas na sua vida. E a forma como lida com essas mesma situações, vão criar um determinado impacto na sua vida.

A minha opinião é que ter um pensamento positivo sempre e não lidar com os problemas que nos aparecem podem trazer ainda mais problemas, e levar a pessoa a viver uma ilusão que pode ser bastante perigosa.

alguns-perigos-pensamento-positivo
Mas acho que já percebeu…vamos agora falar de um recurso que ajudará a ter uma visão diferente da sua vida.

Ora então!

Qual é o recurso que traz um impacto positivo a nossa vida.

O recurso que temos vindo a falar é a abertura juntamente com a gratidão. Já vou explicar. Um dos curso que me ensinou como mudar de vida radicalmente foi o curso de heartfulness (semelhante ao mindfulness) da Mikaela Oven.

Inclusive tem um livro brutal e que recomendo vivamente. Mas em vez de lhe falar do livro, deixe-me mostrar como os dois princípios que retirei do livro podem impactar a sua vida.

Sempre que parto de uma situação de abertura em relação aquilo que me acontece na vida, preparo o meu sistema para agradecer (mesmo que exista dor) o acontecimento, e dessa forma ficamos focados em observar exactamente o sucedido, e quais as aprendizagens que isso nos pode trazer.

Repare que desta forma o nosso sistema, tende a deixar de lado a lamúria, queixa e birra. Acabamos por aceitar de uma forma mais tranquila a situação (apesar de podermos não concordar com ela), e assim podermos lidar de uma forma mais alinhada com ela e descobrir como vamos lidar no futuro com a situação.

Melhor do que ver em teoria e aplicar na prática. Fica o desafio. Espero que tenha gostado. Fica aqui um vídeo de mindfulness: “Mindfulness with Jon Kabat-Zinn”